Skip to content

O que você precisa saber sobre o Mercado Livre de Energia

A expansão do Mercado Livre de Energia é uma das principais mudanças dentro do setor energético nos últimos anos. Esse mercado oferece aos consumidores a oportunidade de negociar e comprar energia diretamente de geradores ou de comercializadores, o que proporciona  preços mais competitivos e a possibilidade de consumir energia de fontes renováveis.

Continue lendo para descobrir com mais detalhes o que é o Mercado Livre de Energia, como funciona, como comprar e mais.

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação que possibilita que consumidores negociem e comprem energia de outros fornecedores, além da distribuidora local do seu estado. Ao comprar energia elétrica diretamente do fornecedor de sua escolha, o consumidor pode negociar preços, volumes e prazos mais competitivos.

Apesar de ser uma novidade para parte da população brasileira, o Mercado Livre, que também é conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), foi criado em 1998 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Confira alguns números do Mercado Livre para entender o contexto brasileiro:

  • 81% dos brasileiros gostariam de escolher o seu próprio fornecedor de energia, de acordo com uma pesquisa de opinião pública feita pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel);
  • O Mercado Livre chegou a 36,4% do consumo nacional no fim de 2022;
  • Mais de R$271 bilhões já foram economizados no Ambiente de Contratação Livre desde a sua criação
  • Em julho de 2023, foram registrados 11.722 agentes consumidores no Mercado Livre de Energia, volume que representa um crescimento de 13,87% quando comparado com o mês de julho de 2022.

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

Os consumidores compram a sua parcela de energia diretamente dos geradores ou comercializadores, com liberdade para negociar condições como preço, prazo e volume. Além disso, podem contratar energia proveniente de fontes renováveis, como usinas eólicas, solares, a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou hidráulica.

Para poder consumir energia no Mercado Livre, os grandes consumidores devem ter uma carga maior ou igual a 500kW, em unidades isoladas ou somadas em conjunto. 

Os consumidores que possuem carga abaixo deste valor são considerados pequenos e médios e consomem energia do Mercado Cativo, que é atendido pela distribuidora local. No entanto, com as soluções da Tyr Energia, pequenos e médios consumidores conseguem aderir ao Mercado Livre e aproveitar suas vantagens.

As geradoras, por sua vez, oferecem a energia disponível no mercado e competem para atrair consumidores com preços competitivos e soluções alinhadas às necessidades específicas de cada cliente. Já as comercializadoras intermediam as transações, oferecendo, em geral, assistência na negociação, gestão de riscos e suporte operacional.

O Mercado Livre existe em outros países?

Sim! Na Europa, por exemplo, diversos países possuem, desde 2007, o mercado totalmente aberto, onde todos os consumidores podem escolher de quem comprar energia. De acordo com a Abraceel, ao todo, 56 países no mundo permitem que cada consumidor escolha seu fornecedor de energia.

Mercado Livre de Energia x Mercado Cativo

A principal característica que diferencia o Mercado Livre do Mercado Cativo – Ambiente de Contratação Regulado, é que, no Ambiente Livre o cliente pode negociar as condições de suprimento de energia diretamente com o gerador/comercializador.

Consumidor Livre x Consumidor Especial x Consumidor Cativo: entenda as diferenças

No Mercado Livre de Energia, os consumidores livres com carga igual ou maior a 1.500 kW têm a possibilidade de adquirir sua porção de energia diretamente de geradoras ou comercializadoras. Dessa forma, é possível negociar preço, prazo e quantidade, além da possibilidade de contratar energia proveniente de fontes renováveis. 

Enquanto isso, os consumidores especiais são caracterizados por terem uma carga que varia entre 500kW e 1000kW. Enquanto os consumidores especiais só podem adquirir energia de fontes renováveis, os consumidores livres têm a flexibilidade de escolher entre energia convencional, proveniente de fontes termoelétricas e hidrelétricas.

Os consumidores continuam sendo atendidos pelas distribuidoras locais para receberem energia nos seus estabelecimentos. Isso significa que, mesmo que o consumidor do Mercado Livre passe a comprar energia de outro fornecedor, ele ainda usa o serviço de linha de transmissão, fio e poste da distribuidora local para receber a energia em sua casa ou empresa.

Já os consumidores cativos são aqueles atendidos tanto em energia, como em infraestrutura pela distribuidora da região onde estão localizados. Tradicionalmente, consumidores residenciais, comerciais, pequenas indústrias e consumidores rurais utilizam energia do Mercado Regulado. As tarifas do mercado regulado são fixadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não podem ser negociadas.

O Mercado Livre de Energia: vantagens e desvantagens

O Mercado Livre de Energia apresenta diversas vantagens e desvantagens para os consumidores. Entre as vantagens, destaca-se a capacidade de consumidores personalizaremseus contratos de energia de acordo com suas necessidades específicas. Isso permite adaptar a quantidade de energia, o prazo do contrato e a forma de precificação de acordo com o perfil de consumo da empresa.

Além disso, o mercado livre permite que os consumidores escolham a fonte de energia que desejam adquirir. Isso inclui a opção de energia proveniente de fontes renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e para o cumprimento de metas ambientais.

A fim de garantir que o desconto na fatura seja benéfico para todos, a expansão do acesso ao Ambiente de Contratação Livre deve ocorrer conjuntamente com a redução dos riscos associados à contratação e pelo reforço da capacitação dos pequenos consumidores em relação a esse assunto. A transição para o Mercado Livre convencional pode ser uma tarefa intricada, caso não seja conduzida com competência e profundo entendimento técnico.

A migração para o Mercado Livre tradicional se torna um processo complexo se não for efetuada com expertise e conhecimento técnico!

Como comprar energia no Mercado Livre?

As negociações ocorrem de maneira flexível, permitindo que consumidores, geradoras e comercializadoras negociem preços, prazos e volumes de energia de forma independente. Para garantir uma compra de energia elétrica eficaz, é fundamental fazer uma análise detalhada do padrão de consumo de cada consumidor para ajustar as estratégias de compra.

O Mercado Livre de Energia com a Tyr

A TYR Energia é uma energytech que possibilita o acesso de pequenos e médios consumidores ao Mercado Livre. A solução não tem custo e trabalho para o cliente em sua implementação.

Possibilitamos que condomínios, pequenos negócios e empresas possam consumir energia mais barata do Mercado Livre e 100% renovável. Além disso, nosso medidor inteligente permite que os clientes acompanhem seu consumo em tempo real pelo app, controlando seus gastos e economizando ainda mais.

O Mercado Livre com a Tyr é diferente: cuidamos de todas as etapas da migração dos pequenos e médios consumidores.

Com a Tyr, adquirir energia mais barata e sustentável no Mercado Livre nunca foi tão simples! Com zero custo de adesão, a Tyr proporciona descontos de até 40% na conta de energia dos seus clientes, sem cobrança de taxa de administração.

Conheça a nossa solução.

Publicada em: 07/04/2022
Atualizada em: 30/08/2023