Skip to content

O que é ESG e qual a sua importância para empresas?

A sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance, representa um conceito que tem crescido cada vez mais no mundo e orientado investimentos. O ESG define critérios de sustentabilidade ambientais, sociais e de governança para novos projetos ou para a condução de negócios.

No setor elétrico, a mudança de mentalidade provocou investidores a serem mais criteriosos em suas decisões. Há um movimento crescente de companhias tentando limpar suas matrizes energéticas e alguns desenvolvedores entendendo que, apesar de uma taxa de retorno inicial menor para ativos renováveis, no médio e longo prazo os projetos podem conseguir financiamentos mais baratos.

Critérios de Sustentabilidade ESG

  • Ambiental: Foco em minimizar impactos ambientais, reduzir emissões de CO2, promover a eficiência energética, gerenciar o descarte de lixo, utilizar água de forma sustentável e preservar o meio ambiente.
  • Social: Respeito aos direitos dos funcionários, promoção da segurança no trabalho e do bem-estar.
  • Governança: Boas práticas de governança corporativa, incluindo a promoção da diversidade, transparência e priorização da ética.

A mudança de comportamento do mercado é acompanhada por uma mudança de mentalidade das novas gerações. Dados mostram que as prioridades dos millennials — nascidos aproximadamente entre 1980 e 2000 — estão fortemente ligadas à responsabilidade e ao impacto social. Um estudo da Nielsen indica que 74% dessa geração pagariam mais por produtos ou soluções sustentáveis.

Cada vez mais empresas estão buscando metas renováveis. A Vale, por exemplo, pretende atingir 100% de autoprodução a partir de fontes renováveis no Brasil até 2025 e 100% do consumo de eletricidade renovável globalmente até 2030. A Apple também segue essa tendência, com o objetivo de reduzir suas emissões em 75% até 2025. Desde 2018, a empresa neutraliza o carbono de suas fábricas, lojas, escritórios e datacenters em 44 países através de investimentos em energias renováveis, ações de eficiência energética e uso de componentes reciclados.

Crescimento dos Investimentos em Fundos ESG

A tendência do mercado atual é que cada vez mais empresas adotem diretrizes ESG, tornando-se mais atraentes para possíveis investidores. O valor total investido em ativos de ESG foi projetado para alcançar aproximadamente $33,9 trilhões até 2026​, segundo dados da KeyESG. Além disso, mais de 60% dos fundos ESG dos Estados Unidos tiveram resultados acima da média, enquanto esse percentual em fundos tradicionais é menos da metade.