Skip to content
Acessar o sistema

Vantagens do Mercado Livre de Energia e a diferença entre Fontes Convencionais e Incentivadas

Escrito por Gabriel Melgaço

O mercado livre de energia é um ambiente que permite que consumidores contratem energia diretamente de empresas geradoras ou comercializadoras, oferecendo diversos benefícios, como redução nos custos mensais de energia elétrica comparado aos valores pagos à concessionária no mercado cativo/regulado, garantia de flexibilidade no preço acordado com a comercializadora e escolha do fornecedor.

Com a abertura total do mercado livre em janeiro de 2024, todos os clientes atendidos em média e alta tensão, também conhecidos como Grupo A, podem ser beneficiadas com descontos que chegam a até 40% todos os meses.

Há a previsão de abertura do mercado para consumidores atendidos pelo Grupo B não residencial a partir de 2026 e Grupo B residencial e rural a partir de 2028, atendendo a 100% da classe de consumidores de energia elétrica no Brasil. Com esta abertura total, nosso país entraria para o seleto grupo de nações onde todos os consumidores sejam livres para escolher o fornecedor de energia.

Segundo o Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica da Abraceel, que analisa 56 países com algum nível de abertura no mercado de energia, o Brasil atualmente ocupa a 41ª posição.

Quais são as principais vantagens do mercado livre de energia para os clientes?

Desde a abertura para o Grupo A, em janeiro de 2024, mais de 50 mil empresas já migraram para o Mercado Livre de Energia, buscando benefícios como redução de custos, possibilidade de escolha do fornecedor, opção pela fonte de energia desejada, flexibilidade nas condições e duração do contrato, estabilidade de preços e imunidade às bandeiras tarifárias. A seguir, detalharemos cada um desses benefícios.

  1. Economia de custos: A livre negociação com diferentes fornecedores permite a busca por tarifas de energia mais competitivas, resultando em uma economia significativa na conta de luz.
  2. Flexibilidade e escolha: Com base na livre negociação, os consumidores podem optar por contratos que mais satisfaçam suas necessidades, com a escolha de preços de energia variáveis ou fixos.
  3. Diversidade de fontes: No mercado livre, é possível adquirir energia de diversas fontes convencionais e incentivadas, o que contribui para uma gestão mais sustentável do consumo energético.
  4. Negociação de contratos: Negociação dos termos do contrato com a geradora/comercializadora de energia, incluindo a liberdade de escolha de prazos e condições, proporcionando maior previsibilidade e controle sobre o fornecimento.
  5. Estabilidade preço: Ao negociar contratos, é admissível barganhar preços estáveis por períodos mais longos, protegendo-se contra flutuações do mercado.
  6. Bandeiras tarifárias: Empresas atendidas no mercado livre de energia não são impactadas pelas bandeiras tarifárias, visto esses custos interferirem apenas os consumidores do mercado cativo.

Fontes de energia no Mercado Livre

As fontes incentivadas e convencionais são classificadas de acordo com seus em vários aspectos, que incluem o tipo de geração, o impacto ambiental que elas causam e as políticas de incentivo e suporte.

Fontes convencionais de energia

As fontes de energia convencionais incluem as hidrelétricas, termoelétricas (gás natural, óleo e carvão) e as usinas nucleares. A construção desse tipo de fontes de energia geralmente causam impacto ambiental significativo e possuem alto custo de investimento para construção e operação. Além disso, possuem menos incentivos públicos e subsídios e são utilizadas, em sua maioria, no mercado regulado de energia.

Fontes incentivadas de energia

As fontes de energia incentivadas incluem as renováveis, como solar, eólica, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Elas são mais sustentáveis e têm menor impacto ambiental, mas enfrentam altos custos de construção e implementação, apesar de possuírem baixos custos operacionais. Devido à oferta limitada, recebem incentivos governamentais para impulsionar sua expansão.

Essas fontes de energia são geralmente comercializadas no Mercado Livre de Energia, oferecendo um diferencial que atrai grandes, médios e pequenos empresários. Essa opção permite consumir energia 100% renovável sem a necessidade de instalar placas solares, tornando-se uma oportunidade vantajosa para os consumidores.

Como consumir energia do Mercado Livre?

A migração para o mercado livre de energia envolve algumas etapas fundamentais para que os negócios possam aproveitar os benefícios desse ambiente mais flexível e competitivo. Com a TYR Energia, você não precisa se preocupar com nada, já que cuidamos de todas as questões burocráticas. Somos especialistas em economia na conta de luz para empresas através do Mercado Livre de Energia e estamos presentes em todo território nacional levando economia a mais de 300 clientes de diversos setores.

Quer saber como economizar todos os meses na conta de luz e consumir energia 100% renovável? Clique aqui, entre em contato e solicite uma proposta personalizada!