De alguns anos para cá, o Mercado Livre de Energia vem ganhando força e passando a ser uma opção para muitos consumidores com carga a partir de 500kW. No entanto, por ser um ambiente de contratação ainda restrito a grandes consumidores, diversas medidas têm sido aprovadas para ampliar o acesso ao Mercado Livre aos médios e pequenos. Entre elas, a publicação da portaria 50/2022, que permite aos consumidores do Grupo A (média e alta tensão) serem elegíveis ao Mercado Live a partir de janeiro de 2024.
Com um cenário tão promissor, torna-se cada vez mais interessante conhecer os diferenciais e os avanços deste mercado. Continue lendo o artigo para descobrir alguns números e informações relevantes para você que busca diminuir seus custos com energia!
1. O Mercado Livre de Energia já é responsável por 38% do consumo de energia nacional
Segundo um relatório da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), nos últimos 12 meses houve um aumento de 10,8% no consumo de energia do Mercado Livre, representando 38% de toda energia produzida no Brasil, um total de 24.945 MWmed.
2. A quantidade de unidades consumidoras vem crescendo, mas ainda é pequena
Durante o primeiro semestre do ano de 2022, o número de unidades consumidoras deste mercado aumentou em 2.197, um crescimento de 19%, chegando a um total de 28.926. Esse número pertence a apenas 10.381 consumidores, sendo 9.151 consumidores especiais e 1.230 consumidores livres.
3. Os setores de serviços e de madeira, papel e celulose aumentaram suas participações no Mercado Livre
Esses foram os dois setores com maior crescimento no consumo nos últimos 12 meses, com aumento de 19% e 18%, respectivamente.
4. Com 55%, Pará é o estado com maior participação no mercado livre
Seguido de Minas Gerais (52%), Rio Grande do Sul (47%), Paraná (44%), Espírito Santo e São Paulo (ambos com 40%).
*Dados de 2022
5. O Mercado Livre está incentivando o uso de energia renovável
Nos últimos 12 meses houve um aumento de 25% na geração de energia renovável que vai para o Mercado Livre, totalizando 55%. Deste total, 68% é proveniente de biomassa, 61% de PCH, 47% de eólica e 40% de solar.
Com todas essas informações, fica mais fácil entender como o Mercado Livre está crescendo no Brasil e quais são as vantagens de aderir a um ambiente de negociação onde você, consumidor, pode comprar energia mais sustentável e mais barata.
E, para você que não consome mais do que 500kW, a Tyr Energia é a solução que você procurava para fazer uso de uma energia mais econômica e sustentável. Quer saber como? Clique aqui e descubra os benefícios e facilidades de se tornar cliente da Tyr Energia!