O aumento dos gastos com energia é uma preocupação para grande parte dos brasileiros e um dos principais vilões do consumo são alguns aparelhos que já fazem parte da nossa rotina. Quer saber quais são e como evitar que sua tarifa de energia venha muito acima do esperado? Continue lendo o artigo!
Calculando o consumo de cada aparelho
Para não ser pego desprevenido com os gastos com energia na conta de luz, uma dica é calcular o consumo médio de energia dos equipamentos, de acordo com seu uso, através de uma conta simples:
(Potência do equipamento (W) x Nº de horas utilizadas x Nº de dias de uso ao mês) / 1.000
Depois que você encontrar o consumo deste equipamento, basta multiplicar pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local para encontrar o preço que deverá ser pago ao fim de um mês.
Além de descobrir o consumo dos aparelhos para não ter surpresas desagradáveis com a sua conta, outra solução é descobrir quais aparelhos elétricos podem estar afetando e aumentando seus gastos.
Quais aparelhos consomem mais energia?
No geral, os principais equipamentos que consomem mais energia são os que atuam produzindo alteração de temperatura, e, quanto mais potente, mais irá influenciar na sua conta de luz. Continue lendo o artigo para conhecer quais são os principais vilões e como economizar.
- Ar condicionado tipo split acima de 30 mil BTU/hora: O aparelho que for menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,80kWh se usado por 8 horas em 30 dias. Já um split maior do que 30 mil BTU/h consome 679,20 kWh. Uma das dicas para diminuir os gastos é buscar um aparelho adequado para o tamanho do cômodo, já que não é necessário uma grande potência para um espaço pequeno e quanto mais BTU/hora, maior os gastos.
- Chuveiro elétrico: para uma família de 4 pessoas que toma apenas um banho de 10 minutos por dia, os gastos com o chuveiro elétrico podem chegar a 70 kWh/mês. Para economizar, prefira modelos de menor potência, diminua o tempo do banho e lembre de desligar o chuveiro quando não estiver utilizando.
- Cooktop elétrico: mesmo sendo utilizado apenas 1 hora por dia, esse aparelho pode chegar a uma média de 68,55kHw de consumo mensal. Por isso, a nossa dica é tentar utilizar o aparelho o menor número de vezes possível, cozinhando toda a refeição de uma só vez.
- Geladeira frost free de duas portas: como esse aparelho precisa ficar ligado o dia inteiro, é considerado um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. A versão de duas portas, por exemplo, pode chegar a uma média de 55,00 kWh/mês. Por isso, se você quer economizar prefira modelos mais simples, evite abrir desnecessariamente a geladeira e verifique se a vedação está funcionando corretamente.
- Televisão: Um modelo de 42 polegadas, se utilizado 5 horas por dia, pode consumir 30,45kHw por mês. Para evitar gastos excessivos, opte por modelos de LED ao invés de LCD, se atente ao tempo diário utilizado, buscando reduzi-lo, e retire o aparelho da tomada quando não estiver usando.
Além dessas dicas específicas para economizar na conta de luz, algumas estratégias podem ser usadas de forma geral para diminuir seus gastos no fim do mês, como desligar os equipamentos em desuso, trocar os aparelhos por modelos mais modernos e econômicos e, claro, diminuir o uso principalmente dos que são mais nocivos para a sua saúde financeira.
Se você já segue todas essas estratégias, temos uma dica bônus para você reduzir em até 20% sua conta de luz: seja cliente da Tyr Energia!
Desenvolvemos uma solução sem custos de implementação do serviço, com uso de energia 100% renovável e monitoramento do consumo em tempo real. Solicite uma cotação detalhada sem custo.