Desde 2004 vem acontecendo um movimento global para que as empresas passem a ser socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e corretamente administradas. É neste contexto que o termo ESG (Environmental, Social and Governance) surge, ganhando cada vez mais força e visibilidade.
Segundo o Pacto Global, uma empresa em conformidade com o ESG entende seus impactos negativos no mundo e age sobre eles, se tornando protagonista no mercado não só pelos seus produtos, mas também pela forma como se relaciona e se compromete com seus consumidores, com o planeta, colaboradores, fornecedores, comunidades vizinhas, governos, mídias e organizações da sociedade civil.
Existem diversas ações que empresas podem adotar para se adequar aos critérios ESG, entre elas, a adesão de selos de sustentabilidade, ou selos verdes como também ficaram conhecidos.
Continue lendo este artigo e tenha mais informações sobre:
– O que são os selos de sustentabilidade
– Quais são os principais selos
– Por que o seu negócio deveria ter um selo de sustentabilidade?
O que são os selos de sustentabilidade?
Os selos de sustentabilidade são uma forma de mostrar ao consumidor que o seu negócio se preocupa com questões ambientais, sociais e econômicas, estando, por isso, intimamente conectados às práticas de ESG.
Quais são os principais selos de sustentabilidade?
Existem diferentes selos e eles podem ser divididos em algumas categorias, como gestão de resíduos, gestão da água e eficiência energética. Conheça alguns dos principais selos:
- Carbon Trust Standard: para quem adota práticas a fim de reduzir o consumo de energia e de água, e a emissão de CO2.
- ISO 14001: para empresas e empreendimentos de todos os setores que se preocupem com o uso de recursos naturais, proteção de florestas e preservação da biodiversidade.
- ISO 26000: para empresas com responsabilidade social que se responsabilizam pelos impactos de suas decisões.
- ISO 50001: para quem possui procedimentos para tornar o consumo energético mais eficiente, contribuindo para a redução dos gases do efeito estufa.
- Procel Edifica: para edifícios que promovem o uso racional de energia elétrica desde a sua fundação.
- LEED: para prédios com eficiência energética.
Por que meu negócio deveria ter selos de sustentabilidade?
Além de afetar diretamente o meio ambiente, adotar os selos verdes pode impactar também os seus resultados e faturamento. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis, mostrando que aquelas com envolvimento em causas ambientais tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores e, até mesmo, pelos investidores, que já entendem a sustentabilidade como questão essencial a ser considerada nas análises de riscos e nas decisões de investimentos externos.
Em outras palavras, as empresas que mostram preocupação e envolvimento com ESG tendem a receber mais oportunidades e visibilidade por parte de consumidores e investidores, que estão cada vez mais conscientes!
Além do fortalecimento da sua marca, adquirir selos de sustentabilidade pode reduzir seus custos, melhorar seus processos internos e ainda te dar acesso a linhas de crédito exclusivas de bancos que apoiam projetos sustentáveis.
Com tantas vantagens, fica fácil perceber que não é preciso escolher entre ter bons resultados e impactar o mundo positivamente. Na realidade, quando empresas apoiam causas socioambientais o seu valor de mercado aumenta.