A economia de energia em condomínios é uma prioridade crescente para síndicos, gestores e administradores. Encontrar maneiras eficazes de reduzir o consumo de energia elétrica não apenas ajuda a diminuir as despesas do condomínio, como também contribui para a preservação do meio ambiente. Por isso, vale a pena apostar em estratégias inteligentes que permitam economizar energia sem comprometer o conforto dos moradores.
Mas o que pode ser feito para reduzir o consumo de energia? Para te ajudar a economizar energia no seu condomínio, vamos explorar estratégias práticas e que promovem tanto a sustentabilidade quanto a redução de gastos. Confira!
Como economizar energia elétrica em condomínio?
Primeiramente, é importante entender como funciona o gasto de energia no condomínio. Dito isso, o consumo de energia elétrica em condomínios é dividido em duas partes:
- Consumo das unidades privativas: esse consumo é de responsabilidade dos moradores e é cobrado individualmente. Cada unidade possui um medidor de energia elétrica que registra o consumo mensal.
- Consumo das áreas comuns: esse consumo é de responsabilidade do condomínio e é dividido entre todos os moradores. As áreas comuns incluem elevadores, portarias, corredores, jardins, piscinas, salão de festas, academia, entre outras.
A conta de energia elétrica das áreas comuns é calculada com base no consumo registrado no medidor de energia elétrica do condomínio. O valor da conta é dividido entre todos os moradores, de acordo com a fração ideal de cada unidade.
Para reduzir o consumo de energia elétrica do condomínio, é importante que a administração do condomínio, em geral, representada pelo síndico, faça algumas mudanças e que os moradores sejam conscientes do seu consumo. Continue lendo para ver dicas de como economizar energia no condomínio!
1. Faça uma avaliação inicial
Antes de implementar qualquer medida de economia de energia, é importante realizar uma avaliação inicial. Isso envolve analisar o consumo de energia do condomínio, identificar os principais pontos de consumo excessivo e compreender as necessidades energéticas específicas. Essa análise servirá como base para a criação de um plano personalizado de economia de energia.
2. Revise as suas lâmpadas de LED
Você já deve ter ouvido falar que as lâmpadas de LED são mais econômicas e consomem entre 80% e 90% menos energia do que as incandescentes. Por isso, faça uma revisão das lâmpadas usadas em corredores e áreas comuns para confirmar se todos os ambientes estão iluminados com esse tipo de lâmpada. Se não, o primeiro passo será trocá-las.
3. Instale sensores de movimento para economizar energia
A instalação de sistemas de automação e sensores de movimento pode ajudar a controlar o gasto de energia elétrica em áreas comuns. Por exemplo, luzes de corredores, escadas, banheiros e garagem podem ser programadas para ligar apenas quando detectam movimento, evitando o desperdício de energia em locais pouco frequentados.
4. Faça a manutenção de equipamentos elétricos antigos
Você sabia que equipamentos mal conservados consomem mais energia do que aqueles que estão em bom estado de funcionamento? Experimente fazer manutenções regulares em aparelhos como elevadores, bombas d’água, sistemas de ar condicionado e aquecedores. A manutenção adequada não apenas reduz o consumo de energia, como também prolonga a vida útil dos equipamentos.
5. Monitore o consumo de energia elétrica nas áreas comuns do condomínio
A implementação de medidores avançados para o monitoramento do uso de energia elétrica em condomínios é uma das soluções fornecidas pela empresa Tyr. Estes medidores operam por meio da aplicação da Internet das Coisas (IoT), uma tecnologia sofisticada que é disponibilizada aos clientes da Tyr de maneira simplificada.
Com essa tecnologia, os administradores têm a capacidade de acessar suas informações de consumo e gerenciar suas contas de energia de forma eficaz. Os dados de consumo, que são apresentados em uma plataforma de fácil uso, sem custos adicionais para os clientes Tyr, oferecem suporte ao gestor na identificação de aspectos cruciais:
- Ao instalar medidores inteligentes em diferentes áreas das propriedades, a medição do consumo em espaços específicos se torna individualizada, fornecendo clareza ao gestor sobre os níveis de consumo em cada área.
- A detecção de atividades suspeitas relacionadas ao consumo de energia, o que possibilita a identificação de possíveis furtos de energia.
- A avaliação do desempenho dos equipamentos nas áreas comuns e a determinação dos horários de funcionamento desses dispositivos.
6. Sensibilize os moradores sobre a importância da economia de energia elétrica
Para que a economia de energia seja ainda mais eficaz, é importante conscientizar os moradores sobre a relevância do assunto. Você pode explicar as vantagens de adotar práticas sustentáveis, como a redução das despesas operacionais do condomínio, que pode levar a uma diminuição das taxas condominiais e alívio financeiro para os moradores, tornando a vida em condomínio mais acessível.
A redução do consumo de energia também ajuda diretamente na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes, causando um impacto positivo na luta contra as mudanças climáticas e ajudando a preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Ao adotar práticas de economia de energia, o condomínio demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental, mostrando aos moradores, vizinhos e a comunidade em geral que está fazendo sua parte para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
Promover campanhas de conscientização, oferecer dicas práticas e compartilhar os resultados alcançados em termos de redução de consumo podem incentivar a colaboração de todos.
7. Conscientize sobre o uso eficiente de ar condicionado, aquecimento e elevadores
Instrua os moradores sobre o uso eficiente dos sistemas de ar condicionado e aquecimento, como o ajuste da temperatura para níveis confortáveis, evitando configurações extremas. Além disso, recomende o fechamento de portas e janelas durante o funcionamento desses sistemas para evitar a fuga de ar frio ou quente.
Outra medida importante é evitar que crianças pressionem múltiplos botões de andares em elevadores. Isso sobrecarrega o sistema e pode causar atrasos para os outros moradores.
Por fim, é importante incentivar o uso das escadas. Essa é uma forma simples e eficiente de economizar energia. Para isso, é importante garantir que as escadas estejam bem iluminadas, acessíveis e visualmente convidativas para encorajar as pessoas a optarem por essa alternativa.
8. Consuma energia 100% renovável e mais barata
Uma das formas de economizar energia elétrica é adotar o consumo de energia renovável, o que significa que ela é mais sustentável e pode ajudar a reduzir o impacto ambiental do seu negócio.
No entanto, a adoção de energia renovável pode ser um desafio para pequenas e médias empresas, que muitas vezes não têm o capital necessário para investir em painéis solares ou outras tecnologias.
Com a Tyr Energia, você pode usufruir de todas as vantagens da energia 100% renovável e até 40% de desconto na conta de luz do condomínio, sem a necessidade de realizar investimentos ou modificações em suas instalações.
A Tyr Energia usa uma variedade de fontes energéticas, incluindo hidroeletricidade, energia eólica, solar, biomassa e biogás derivado de resíduos orgânicos. Essas fontes renováveis desempenham um papel fundamental no aumento da sustentabilidade global, já que reduzem as emissões de dióxido de carbono (CO2) e contribuem para a resolução dos desafios globais de gerenciamento de resíduos.
Conheça a nossa solução!